Joomla gallery by joomlashine.com

Missão

No nosso mundo atual, a facilidade no acesso de informações pela internet com a possibilidade de pesquisa praticamente em qualquer lugar em que você esteja, tem transformado radicalmente o conceito do profissional do futuro. Hoje, empresas e universidades procuram um perfil de profissional e estudante bem diferente do que era há décadas atrás. Com isso, o próprio sistema educacional tem também sofrido grandes mudanças na tentativa de fornecer uma melhor formação ao estudante que vai ingressar futuramente no mercado de trabalho. A memorização tão utilizada na antiga escola deu hoje lugar a implantação de um sistema mais voltado para a criatividade. A capacidade de construção de novas ideias (inovação) e a busca de diferentes soluções têm sido o diferencial para o profissional de sucesso. Frente a essa nova Era, a importância em despertar o interesse científico desde cedo contribui não só para as ciências naturais como permite a construção do pensamento com base na criatividade e raciocínio rápido e divergente (“raciocínio em teia”), habilidades fundamentais para o competitivo meio empresarial e acadêmico.

O mercado brasileiro na área do petróleo tem estado muito aquecido. Estudantes da área de geologia, química, engenharias, não tem tido dificuldade em uma colocação profissional, seja em instituições do governo como a Petrobrás, como em empresas privadas como Schumberger, HRT, entre outras. A prova disso é que programas de pós-graduação no País têm sofrido com a falta de alunos, pois após se graduarem são rapidamente absorvidos pelo mercado. Com a descoberta da camada pré-sal, essa expansão se tornará ainda maior nos próximos anos, exigindo uma grande quantidade de profissionais qualificados no mercado.

Segundo a UNICEF, o Pará tem um dos piores índices de educação entre jovens no Brasil, chegando a ter apenas 31,6% de adolescente entre 15 e 17 anos que freqüentam o ensino médio. Apesar da melhora na qualidade da educação nos últimos anos, ela ainda tem sido colocada como uma das piores do País. O investimento de projetos que estimulem crianças e adolescentes a continuarem seus estudos está intimamente ligado a sua renda familiar e a sua perspectiva profissional. Assim, projetos que forneçam uma bolsa de estudos e estimulem habilidades, inclusive empresariais são fundamentais para o fortalecimento da nossa região.

O presente projeto propõe a oportunidade de estudantes interagirem diretamente com o meio acadêmico na universidade, no intuito de estimular a observação, investigação e raciocínio científico, manipular equipamentos e aprender como registrar, analisar e discutir seus resultados. Pretende-se também fortalecer o sentimento de liderança em cada estudante, visando sua capacitação empresarial de encontro com as iniciativas do governo na proliferação de micro-empresários.